A EXPEDIÇÃO

Este Blog visa documentar e divulgar a nossa Expedição pela Patagônia chilena e argentina através de fotos, dicas e comentários no estilo "Diário de Bordo".

O grupo se compõe de dois veículos 4x4 equipados com GPS e rádio PY, onde viajarão Alexandre Amorelli e Patrícia (TROLLER) e Roberto Obvioslo e Denize (PAJERO).

Nossa viagem compreende o período entre Outubro e Novembro de 2010 onde nos deslocaremos por 15.000 km no sul da América do Sul, saindo por Uruguaiana (RS) e passando por Mendoza (ARG) e Santiago (CHI) até Ushuaia (ARG), ponto habitado mais ao sul das américas.

Pretendemos nesta Expedição viajar pelas regiões desérticas e geladas da Patagônia pela Ruta 40, visitar vulcões inativos, glaciares, lagos andinos, parques nacionais (Los Glaciares, Torres del Paine e El Chaltén), retornando pela costa atlântica e passando pela Península Valdez, onde esperamos visitar as pinguineras e avistar pinguins, leões marinhos, focas e baleias.

Após darmos uma passadinha em Buenos Aires (ARG) e Punta Del Este (URU), retornaremos ao Brasil pelo Arroio Chuí.

Esperamos que vocês nos sigam por mais esta aventura!

14/11/2010

Diário da viagem - Data: 11/11/2010

Saímos de Campo Mourão às 7:15 h e chegamos em casa às 18h.
Viajar é muito bom!! mas voltar prá casa é ótimo!!!
A viagem foi além das nossas expectativas, lugares maravilhosos!!! e não tivemos nenhum problema: os carros sem defeito e nós também!!!
Alguns números da viagem:
- total de 34 dias
- visitamos 09 parques
- e 02 museus
- rodamos 16000 km de estradas (rípio e asfalto)
- o consumo foi de 1800l de diesel
- foram 39 pedágios
- e 20 hotéis.

Agradecemos a todos que nos acompanharam através do site, aos recados enviados, o apoio e o carinho!! Obrigada!!

Diário da viagem - Data: 10/11/2010

Saímos de Rosário do Sul às 7:30 h e fomos pernoitar em Campo Mourão. O nosso objetivo era dormir em Cascavel, mas a cidade estava com os hotéis lotados. Chegamos em Campo Mourão às 22 h. Amanhã estamos em casa!!!

09/11/2010

Diário da viagem - Data: 9/11/2010

Iríamos em Punta Del Leste e retornaríamos ao Brasil pelo Chuí, mas resolvemos não passar em Punta Del Leste e voltar para o Brasil por Rivera, pois o tempo está chuvoso e a previsão é que vai continuar a chuva.

Saímos de Colonia, Uruguai, hoje cedo e chegamos a Rosário do Sul, RS, Brasil no fim da tarde. Estamos no Hotel Ibicuí e fomos jantar no Restaurante Barum e comemos o melhor feijão, arroz, bife e batatas fritas do mundo!!! Estamos a 30 dias sem comer feijão e arroz do jeitinho que só no Brasil é que tem!!!

Diário da viagem - Data: 8/11/2010

Era nossa intenção pernoitarmos em San Miguel Del Monte, mas como andamos bem, resolvemos ir para Buenos Aires e pegar o ferry-boat das 18:30 h para Colonia no Uruguai. O preço do ferry-boat para 2 pessoas e o carro (caminhonete) foi de AR$909,50. Fomos no barco rápido cuja duração da travessia é de 1h. Chegamos em Colonia às 20:40h (+1h de fuso horário)e pernoitamos no hotel El Mirador.

Essa alegria toda foi antes do barco começar a "balançar" devido a chuva e o vento.

07/11/2010

Diário de viagem - Dia: 07/11/2010

Saímos de Puerto Madryn e da Península Valdez por volta das 07:30h em direção à Bahia Blanca. Nossa expectativa era dormir nesta cidade, mas como a viagem desenvolveu bem apesar da chuva e às 14:30h já estávamos em Bahia Blanca, resolvemos tocar mais um pouco e dormir mais a frente para diminuir a distância de Buenos Aires. Chegamos então em Três Arroyos e estamos no Elegance Hotel que fica antes da entrada da cidade a beira da Ruta 3, mas é um quatro estrelas muito bom. Amanhã seguiremos viagem até San Miguel del Monte, 100 km antes de Buenos Aires, onde pernoitaremos antes da travessia de Ferry Boat para o Uruguai.

Diário de viagem - Dia: 06/11/2010

Saímos cedo para a Península Vadez com destino à visualização das baleias. Viajamos por 70 km de asfalto até a entrada do parque onde pagamos AR$ 70,00/pessoa para entrar. Mais uns 30 de asfalto até o Puerto Pirâmides, onde se pega uma lancha para 50 pessoas e se paga AR$ 180,00/pessoa pelo passeio e avistamento das baleias. Os horários de saída da lancha são: 09:30h, 11:30h, 13:30h e 15:30h. E vamos dizer: VALE A PENA! Chega a ser assustador o encontro com tamanho animal ao lado do barco. Se a baleia soubesse a força que tem. Mas elas são simplesmente dóceis. São da espécie Baleia Franca Austral e permanecem por aqui de junho a dezembro, parindo e amamentando seus filhotes.

Após no passeio de quase duas horas vendo as baleias, tomamos um lanche no restaurante local e fomos dar um giro pela Península. Chegando a Punta Norte, após uns 70 km de rípio, avistamos um bando de elefantes marinhos tomando sol a beira da praia. Havia um macho alfa que dominava seu harém com toda imponência. Depois fomos a Punta Cantor visualizar alguns pinguins e procurar por umas Orcas na Caleta Valdez, mas infelizmente não as vimos.

Patrícia continuava em sua busca incessante pelas Baleias Orca.

Na volta passamos pelo Centro de Atendimento ao Turista onde tem algumas informações e um esqueleto de Baleia Franca em exposição. O bicho é imenso mesmo, chegando a atingir uns 15 metros quando adulto.

Diário de viagem - Dia 05/11/2010

Saímos de manhã para passear pela cidade e ver se fazíamos umas comprinhas de praxe. O Roberto já havia partido cedo para o seu mergulho pela operadora Scubaduba (www.scubaduba.com.ar).
Gostamos muito da cidade, pois, ela é muito bem cuidada e em toda casa tem em seu jardim pelo menos uma roseira.
Lemos e também nos disseram que por aqui quase nunca chove. Pois então chegamos no dia NUNCA porque chovia bem e o tempo não quer melhorar.

Roberto gostou muito dos mergulhos; o primeiro mergulho com os lobos marinhos e o segundo mergulho foi num naufrágio. Roberto indica a operadora Scubaduba (www.scubaduba.com.ar) para quem vier a Puerto Madryn e queira mergulhar e manda um grande abraço para Carolina, Julia e Xavier, que foram muito atenciosos.

Foto do site: www.scubaduba.com.ar

Está frio (PARA VARIAR)! Fomos jantar em um bar temático muito legal, montado e um barco velho, mas este barco fica em um terreno e não na água e tem um farol na entrada.

Amanhã vamos às baleias!!! Aguardem as fotos!!!

Diário da viagem - Dia: 04/11/2010

Tomamos no café da manhã, mas hoje um pouco mais tarde, pois, o dia estava chuvoso. Mesmo assim partimos para Punta Tombo, voltando uns 100 km de onde estávamos (Rawson). Uns 80 km são asfaltados e somente uns 20 km estão em rípio. Chegamos com uma chuva até que meio forte, mas aguardamos no carro para que ela passasse. E passou mesmo. Os turistas que chegaram mais cedo já voltavam bem molhados de sua visita. Nós fomos mais felizes na nossa empreitada pela maior pinguineira do mundo. É isso mesmo!!! A maior!!! Tem passarela até para os pinguins passarem por baixo sem serem interrompidos pelos turistas em sua caminhada diária até a praia. É inimaginável estar neste lugar. Os carinhas são muito tranquilos e simpáticos, chegando a ser até mesmo curiosos. Além deles avistamos também por aqui os guanacos, emas, gaivotas, um roedor parecido com esquilo, e pássaros pequenos m geral. Punta Tombo não pode deixar de ser visitada. A entrada ao parque custa AR$ 35,oo por pessoa. Se você bater apenas uma foto dos pinguins já vale o preço!

A gente quase pode por a mão nos bichinhos, de tão próximos que eles estão.

O controle biológico é exercido em sua plenitude por aqui.

São milhares de tocas (ninhos) espalhadas por mais de 270 hectares de reserva ecológica.

Após mais de três horas de visitação, partimos para Puerto Madryn voltando os 100 km e mais outros 80 km. Chegamos por volta das 17:00h e começamos nossa saga de procurar por um hotel para pernoitarmos por três noites. E quem disse que achávamos. A cidade é extremamente turística e está na alta estação, pois, é a época das baleias ficarem por aqui até dezembro. Encontramos o Costaneira Hotel, bem na praia, para duas noite e, depois de muito choro e da boa vontade do atendente Cristian (gente boníssima), conseguimos mais uma noite de groja.
Amanhã o Roberto já tratou dois mergulhos na operadora: um com os lobos marinhos e outro num navio afundado. O resto da galera vai as compras!

03/11/2010

Diário da viagem - Data: 3/11/2010

Amanheceu em Puerto Deseado e o mau tempo continuava: nublado e com previsão de chuva. Resolvemos desistir do passeio e continuar a viagem. Pela Ruta 3, junto ao litoral, chegamos em Rawson.

Estamos hospedados no Punta Leon.

Saímos para jantar e encontramos Sandra e Mayra, duas argentinas muito simpáticas. Sandra estuda português, aliás está falando muito bem a nossa língua, e a sua professora é do Recife.

Alexandre, Sandra, Mayra, eu e Roberto

Amanhã vamos a uma pinguinera em Punta Tombo.

02/11/2010

Diário da viagem - Dia: 02/11/2010

Saímos de Rio Gallegos por volta da 08:00h para um deslocamento de 750 km até Puerto Deseado. Boas estradas com excelente asfalto. Muito retas que até dão sono. Pouco trânsito com abastecimento em um posto YPF em Puerto San Julian, uma cidade pequenina à beira do mar que vive da mineração de ouro, prata e cobre. Chegamos em Puerto Deseado com tempo frio e procuramos hotéis. Alguns estavam lotados, mas conseguimos vaga em um bom hotel de nome Los Acantilados. Ele fica logo na entrada da cidade sobre uma rocha com vista para o porto e a foz do Rio Deseado. Muito bonito e com bom restaurante, porém, sem muitas opções, onde jantamos.

Amanhã, se o tempo ajudar (pois está uma neblina danada), esperamos fazer um passeio para ver a fauna marinha da região. Aguardem as fotos!

Diário da viagem - Dia: 01/11/2010

Saímos de Ushuaia com destino a Rio Gallegos já cientes que teríamos que passar duas vezes pelas aduanas da Argentina e Chile. Também teríamos que fazer a passagem de balsa pelo Estreito de Magalhães novamente.

No caminho pegamos chuva, mas tudo transcorreu bem, tanto pelo trecho de asfalto quanto pelo rípio. Depois de alguma procura, conseguimos achar um hotel mais ou menos em Rio Gallegos. A cidade é até boa de comércio, mas como não é turística, não tem opcões de hotel. Somente uns 7 hotéis e alguns melhores já estavam lotados. Pagamos AR$ 205,00/casal com café, garagem e nada mais. Rio Gallegos somente para passagem e abastecimento.

Diário da viagem: Data: 31/10/2010

Alinhar à esquerda
Está ancorado no Porto de Ushuaia um navio da marinha brasileira que está levando óleo para estação brasileira da Antártica. Aguardam no porto, pois o tempo para chegar até lá não está bom.

Nesta manhã, conhecemos Osmar, um marinheiro carioca muito simpático, membro da tripulação deste navio. Batemos um longo bapo e ele nos contou sobre as particularidades de se navegar tantos dias em um navio com uma missão de resgate.

Às 15:30h zarpamos no catamarã LM, pelo Canal de Beagle, com navegação de 5 horas para vermos os pássaros, leões marinhos e pinguins. A empresa Canoeiro tem uma excelente prestação de serviço de bordo, com boas acomodações no catamarã, que é rápido, estável e caliente. Conseguimos um bom preço pelo passeio (AR$ 200,00/pessoa) e fica localizada numa barraquinha no porto. Paga-se ainda a taxa de embarque do porto de AR$ 6,00/pessoa).

Os leões marinhos tomando um sol!

Ninhos dos Cormoranes nas rochas de pequenas ilhas.

O farol do Fim do Mundo.

Os pinguins Magallânicos (com aprox. 60 cm de altura).