A EXPEDIÇÃO

Este Blog visa documentar e divulgar a nossa Expedição pela Patagônia chilena e argentina através de fotos, dicas e comentários no estilo "Diário de Bordo".

O grupo se compõe de dois veículos 4x4 equipados com GPS e rádio PY, onde viajarão Alexandre Amorelli e Patrícia (TROLLER) e Roberto Obvioslo e Denize (PAJERO).

Nossa viagem compreende o período entre Outubro e Novembro de 2010 onde nos deslocaremos por 15.000 km no sul da América do Sul, saindo por Uruguaiana (RS) e passando por Mendoza (ARG) e Santiago (CHI) até Ushuaia (ARG), ponto habitado mais ao sul das américas.

Pretendemos nesta Expedição viajar pelas regiões desérticas e geladas da Patagônia pela Ruta 40, visitar vulcões inativos, glaciares, lagos andinos, parques nacionais (Los Glaciares, Torres del Paine e El Chaltén), retornando pela costa atlântica e passando pela Península Valdez, onde esperamos visitar as pinguineras e avistar pinguins, leões marinhos, focas e baleias.

Após darmos uma passadinha em Buenos Aires (ARG) e Punta Del Este (URU), retornaremos ao Brasil pelo Arroio Chuí.


Esperamos que vocês nos sigam por mais esta aventura!

16/10/2010

Diário da viagem - Data: 16/10/2010

Hoje acordamos mais tarde (08:30), aproveitando para descansar um pouco mais. O dia estava lindo! Não havia uma nuvem sequer. Tomamos "desaiuno" (café da manhã) e saimos em um só carro para o passeio no Vulcão Vilarrica. A experiência de andar sobre a neve, aos pés de um vulcão ainda ativo é simplesmente fantástica. Não existe nada igual neste mundo. Através das fotos abaixo, vocês poderão ter uma vaga noção. Só estando aqui para saber. Tiramos muitas fotos e filmagens. Fizemos até um boneco de neve!



Fizemos amizade com uma brasileira mochileira de Manaus, de nome Silmara, que descia do vulcão.



Almoçamos no restaurante Chef Pato que é muito legal. Lá tem muitas antiguidades penduradas pelas paredes. Desde relógios, cameras fotográficas, até discos de vinil velhos. O Roberto viu uma coisa que lhe interessou muito: um escafandro antigo.


Amanhã faremos um passeio pelo Parque Caburgua, que segundo informações é muito bonito também.

Diario da viagem - Data: 15/10/2010

Em Viña Del Mar, nos hospedamos no Hotel Royal. Jantamos, dormimos e pé na estrada em direção a Pucon ver o Vulcão Vilarrica. Fomos pelas autopistas: Ruta 68 e Ruta 5. Foram 10 pedágios, num total de R$58,00, mas as estradas são excelentes. Chegamos em Pucon às 20:30h, ainda estava claro e nos deparamos com a imponência do Vulcão Vilarrica!!!


Nos hospedamos no Pucón Hostel (http://www.puconhostelchile.com/). Marcelo e César, donos do hotel, são muito simpáticos. A pousada é muito legal, um bom preço (CH$ 25.000,00), tudo novinho, internet wi-fi, estacionamento e café da manhã. Jantamos no Club 77, comida boa, vinho bom e ambiente acolhedor, apesar do friozinho. Estamos adorando Pucon!!! Amanhã vamos ao Parque Vilarrica para ver o vulcão de perto!!!


Como podem ver, estamos trabalhando com afinco para mantermos as informações atualizadas para vocês. As vezes pode demorar um dia ou dois, mas é devido à disponibilidade da internet nos hotéis que nos hospedamos.


Diario da viagem - Data: 14/10/2010

Na subida para a Fronteira/Aduana passamos pela Puente del Inca, uma construção muito antiga de uma Terma de águas sulfurosas encrustrada na montanha, já desativada há muitos anos.



Chegamos no Parque Nacional do Aconcágua, pagamos AR$ 6 por pessoa. Caminhamos 2,5 km para chegarmos no mirante e retornamos. Estávamos a 3150m de altitude, um ventinho gelado..., mas a beleza do Aconcágua vale a pena!!!

Encontramos um russo chamado Robertovisk que estava de olho no dinheiro de uma tuareg, ambos sentados em um banco no Parque do Aconcágua. Vejam foto abaixo.



Fomos em direção ao Chile, passamos pela aduana, foi tudo tranquilo. Toda a nossa documentação estava correta e não pediram para descer nada dos carros. Isto facilitou bem a nossa transição para o Chile. Os policiais foram bastante educados.

Logo após a divisa, entramos numa estação de esqui, Portillo, com um lago e um visual belíssimo!!




Passamos pelos "caracoles"....



Chegamos em Viña del Mar às 19 h.

13/10/2010

Diário da viagem - Data: 13/10/10

Amanheceu um tempo ruim e sentamos após o café da manhã para tomarmos a decisão. E ainda bem que resolvemos por irmos às Termas de Vilavicencio e Uspallata, pois, ao subirmos a Cordilheira fomos brindados com um tempo maravilhoso. Enfim, chegamos ao esperado: a Cordilheira com seus picos nevados. E a Denize experimentou um friozinho da p...!
Amanhã estaremos saindo às 07:00h para a travessia da fronteira com o Chile, mas antes passaremos pelo Parque do Aconcágua. NOTA: não tivemos até agora nenhuma experiencia desagradável com a Policia Camineira, acreditam???

Vista da Cordilheira ao fundo - picos nevados

Bando de Vicunhas pastando na Cordileira

Vista das Termas


Termas de Vilavicencio


Diario da viagem - Data: 12/10/2010


Saímos de Rio Primeiro às 8 h. Passamos em Villa Carlos Paz e atravessamos o Parque El Condorito, uns 100 km de serra, chegamos a 2100 m de altitude. Chegamos em Mendoza às 18 h e estamos hospedados no Hotel Íbis. Amanhã iremos em Uspallata.






Diario da viagem - Data: 11/10/2010


Saímos de Uruguaiana às 10 h, passamos pela aduana e entramos na Argentina. Passamos pelo tunel subfluvial que liga a s cidades de Paraná e Santa Fé. Chegamos em Rio Primeiro às 21 h e resolvemos dormir por lá, pois chegaríamos muito tarde em Córdoba.

Tunel subfluvial (Rio Paraná)


10/10/2010

Diário da viagem - Data: 10/10/2010





Ponte entre Itaqui e Uruguaiana sobre o rio Ibicuí com 1,3 km de extensão.








Diário da viagem - Data: 10/10/2010

A viagem até Uruguaiana foi ótima, o tempo nos ajudou: sol e céu azul. Chegamos às 19:00 h estamos hospedados no Hotel Presidente. Amanhã entraremos na Argentina e iremos para Córdoba.